COLABORAÇÕES E PARCERIAS MULTI-AGÊNCIAS

 

Desde cedo que a SIMPLE se dedicou a desenvolver parcerias positivas com várias agências, especialmente com serviços públicos, como agente mediador ligando os indivíduos a esses serviços assim como apoiando essas agências a divulgar informação e a relacionar-se com o público de formas mais eficientes. A SIMPLE continua a ser uma participante ativa da comunidade até hoje.  Os membros da SIMPLE mantiveram-se ativos ao logos dos anos e houve muitas ocasiões de trabalho em colaboração, e aqui estão alguns dos mais proeminentes. 

.

GRUPO CONSULTIVO INDEPENDENTE

DA POLÍCIA

 

Os membros da direção da SIMPLE foram membros regulares do Grupo Consultivo Independente da Polícia, com presença regular num painel de participantes, representantes de vários grupos comunitários, segmentos e organizações voluntárias, convidadas pela polícia local e os seus agentes mediadores, para discutir assuntos de interesse comunitário, segurança pública e a facilitação da difusão de informação legal e de segurança relevantes à comunidade em geral.

Este grupo tinha como objetivo atingir resultados positivos, trabalhando em conjunto numa troca mútua de serviços com agências que colaboravam com objetivos comuns.

Outra forma de colaboração entre a SIMPLE e a polícia local era providenciando sessões de treino e sensibilização multicultural aos novos agentes policiais que integravam o corpo polícia. Esta responsabilidade cabia ao Presidente da SIMPLE que providenciava as sessões sob convite das autoridades policiais. O objetivo era preparar melhor os agentes para que lidassem com o público de uma forma mais eficiente e com mais sensibilidade aos cidadãos de vários grupos culturais.

Joe Barreto, Carla Barreto e Lady Kay Fisher na Conferencia Settling in em 2008.

COLABORAÇÃO COM O COUNCIL LOCAL

A SIMPLE sempre mediou entre os seus utentes e os serviços dos councils locais e distritais. Apoiando as pessoas em várias áreas incluindo em questões de habitação e prevenção ao desalojamento.

Como resultado desta parceria alguns eventos, incluindo eventos de divulgação, foram organizados nos quais os membros da SIMPLE estiveram presentes ou participaram como oradores convidados. Um desses eventos foi a conferência “Settling In” (integração e acomodação de recém-chegados), organizada pelo Breckland Council, para outras agências e councils, em relação aos temas dos direitos habitacionais e alojamento de forma a partilhar boas práticas.

Representantes do Breckland Council, MEP Richard Howitt, Chairman da SIMPLE e co-fundadora e Directora Executiva

O evento reuniu oradores notórios de várias instituições públicas tais como o MEP (Membro do Parlamento Europeu), a Baronesa Lady Kay Fisher, incluindo os mais altos executivos da polícia e do council.  Também incluiu outras agências de destaque que trabalham e apoiam a comunidade tais como a direção da SIMPLE, que estiveram presentes nessa conferência como oradores convidados.

DIREITOS DOS TRABALHADORES

A SIMPLE apoiou muitos cidadãos durantes os últimos anos com aconselhamento ou através de reencaminhamento para outras agências em questões de emprego, direitos dos trabalhadores e combate á discriminação.

Como parte dessas colaborações a SIMPLE estabeleceu parcerias com Uniões, tais como a GMB, para apoiar os trabalhadores a reivindicarem os seus direitos e a providenciar proteção contra a exploração e atividades laborais ilegais.

De forma a consciencializar, e como distribuidores de informação, a equipa da SIMPLE coordenou e organizou para o público várias “workshops”, em parceria tanto com a GMB como com a Migrant Gateway Link, que providenciavam sessões de esclarecimento por tutores qualificados em direitos dos trabalhadores.  Isto era de maneira a informar legalmente os utentes, independentemente do seu estatuto de emprego ou condições de trabalho.

A SIMPLE também tem servido de mediadora favorecendo o contato entre as instituições diplomáticas Portuguesas, tais como o Consulado Geral de Londres e a Embaixada Portuguesa e as instituições locais como os councils distritais.

Conferencia Settling In em 28 of Março de 2008

Foto de grupo dos oradores convidados

Durante a última década, a SIMPLE tem trabalhado com muitas outras organizações não menos importantes do que as já mencionadas e agradecemos a todas, pela sua colaboração e esforços em servirem a comunidade.